A Revolução dos Bichos - George Orwell

Título Original: Animal Farm
Data de Publicação: 2007
Número de Páginas: 152
Editora: Companhia das Letras
Classificação:

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. 

A história dos bichos da Granja do Solar que resolvem fazer uma revolução, expulsar os humanos de suas terras e se tornarem livres, é uma sátira feroz, afiada e certeira sobre a ditadura stalinista, mas que se encaixa perfeitamente em muitas situações da nossa sociedade atual. George Orwell era adepto ao socialismo e ao narrar a insurreição dos animais de uma granja contra os seus donos, deixou clara a sua insatisfação com o governo opressor e totalitarista de Stalin.


Os Sete Mandamentos do Animalismo



  1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
  2. O que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
  3. Nenhum animal usará roupa.
  4. Nenhum animal dormirá em cama.
  5. Nenhum animal beberá álcool.
  6. Nenhum animal matará outro animal.
  7. Todos os animais são iguais.


Quando decidi ler A Revolução dos Bichos estava pronta para encontrar um livro de linguagem difícil, meio filosófico, cheio de críticas políticas e sociais (que estão presentes), mas me surpreendi ao me deparar com uma fábula divertida e de leitura fácil que discute de forma inusitada o comportamento social humano. A abordagem utilizada por Orwell é tão simples e direta que uma criança a partir dos 10 ou 11 anos se envolveria facilmente, apesar que eles provavelmente não conseguiriam enxergar o verdadeiro sentido da história e a crítica existente em cada página.

Apesar da linguagem nos remeter a uma história para crianças, é um livro que nos faz pensar profundamente, que levanta importantes questionamentos, que abre os nossos olhos para acontecimentos que ainda são comuns na sociedade atual. A insurreição dos animais contra o dono da fazenda e a posterior dominação de Napoleão - um porco - sobre os demais animais é um reflexão crítica sobre estruturas de poder, ideologia democrática e ditadura.

- Camaradas – disse -, tenho certeza de que cada animal compreende o sacrifício que o Camarada Napoleão faz, ao tomar sobre seus ombros mais esse trabalho. Não penseis, camaradas, que a liderança seja um prazer. Pelo contrário, é uma enorme e pesada responsabilidade. Ninguém mais que o Camarada Napoleão crê firmemente que todos os bichos são iguais. Feliz seria ele se pudesse deixar-vos tomar decisões por vossa própria vontade; mas, às vezes, poderíeis tomar decisões erradas, camaradas; então, onde iríamos parar?
p.49

A atitude dos porcos me causou repulsa e indignação, todo o tempo eu torcia para que os animais "acordassem" e conseguissem enxergar que eles não havia se livrado de uma ditadura, afinal Napoleão se mostrou ainda pior que Jones, o humano e antigo dono da granja. A opressão de um semelhante, de alguém que inicialmente lutava pelos mesmo ideais que eles, não tomou forma em suas mentes dominadas e eles continuaram sendo explorados e oprimidos.

A Revolução dos Bichos foi escrito há mais de 60 anos, mas é um livro atemporal. Durante toda a leitura não consegui me desvencilhar do pensamento "nós somos assim, nós agimos assim". Assim como aconteceu com os animais da granja quando o porco Napoleão se tornou um ditador, nós geralmente tendemos a confiar mais naquilo que nos é dito, sem questionamentos e muitas vezes deixando de lado nosso próprio julgamento. Temos preguiça de pensar, medo de contestar, insegurança para impor nossas opiniões e lutar por elas.

A obra de Orwell é de uma genialidade inigualável. Uma incrível e diferente aula de história sobre a União Soviética, o governo totalitarista de Stalin e a opressão decorrente de um governo que manipula, distorce e explora. Leitura obrigatória.

Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.
p.112

17 comentários:

  1. Oi Caline, tudo bem?
    Para ser sincera não gosto de politica, mas achei a trama do livro interessante, já que ele nos tira da nossa zona de conforto e nos leva a pensar.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, vou tentar ler. Em alguns momentos lembrei do livro O senhor das moscas.

    abraços,

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bom, mas eu não sei se o leria...

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  4. Oi Caline,
    Adorei sua resenha!
    Já vi milhões de pessoas falando muito sobre esse obra e sempre fiquei adiando a leitura, pois nada realmente havia me instagado. Mas, suas observações me convenceram e espero poder ler o livro em breve!
    Acho que essa mensagem constante e como você mesma disso, atemporal, faz com que a obra seja ainda mais significativa.
    Tomara que eu goste tanto quanto você!

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Desde algum tempo sempre venho pensando em ler algo do Orwell, até que mês passado decidi comprar justamente esse livro. Mesmo após ter comprado, fiquei insegura quanto a leitura, justamente pela linguagem.
    Ainda bem que li sua resenha! rs.

    Beijos,
    Mi
    http://inteiramentediva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Caline, eu ainda não li este livro e tenho bastante curiosidade, mas também achei que veria muita filosofia e linguagem difícil. Melhor que não é assim, estou ainda mais curiosa para ler, principalmente em virtude de tantos comentários sobre a obra trazer conceitos tão atuais.

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oie Caline =)

    É uma vergonha, mas eu ainda não li esse livro :$
    Sei que ele é um clássico, e tenho bastante curiosidade de ler ele, pois gosto de livros com uma narrativa mais "filosófica" por assim dizer.

    Espero poder ler ele em breve.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Ta um livro que quero ler, ma não me sinto preparada
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou com esse livro aqui em casa e já li um ou dois capítulos e apesar da linguagem não ser complexa também não é um livro muito propício para ser ler no ônibus, hehe. Enfim, a sua resenha me deixou beeeem curiosa para dar continuidade ao livro
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
  10. Oie Caline
    pela capa, e pelo autor, eu sempre imaginei que este livro trazia uma história cheia de filosofia e lições nas entrelinhas, pelo visto me enganei. Por ser um livro relativamente curto, vou comprar e ler sem medo de ser feliz rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Caline!
    Parece ótimo! Adoro livros que em primeira impressão pareçam infantis, mas que são cheios de crítica que só quem é um pouco mais velho consegue captar.
    Estou seguindo o blog, pode retribuir? http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/
    Se puder, também curta a página do meu blog no facebook. https://www.facebook.com/euludmilla?ref=hl
    Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Caline!
    "A Revolução dos Bichos" é um dos meus livros favoritos, e a sua resenha foi excelente, abordando os principais pontos a respeito! Parabéns mesmo!
    Morro de pena do Sansão, o cavalo forte que pensa estar fazendo um bem sem tamanho para a comunidade e que nunca percebe a exploração sofrida ao longo da vida, além do seu desfecho totalmente "humano" (ou seja, desprezível e feito pelos próprios companheiros).
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho vontade de ler e teve uma época que visitei várias livrarias daqui para procurá-lo mas não encontrei. Parece ser um livro que me prenderia do começo ao fim. E cheio de críticas também.
    Ótima resenha.

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  14. Me diverti demaaaais com esse livro HAHA Achei uma graça, mas também bem reflexivo e pontual! Realmente a obra e genial e creio que todos deveriam lê-la algum dia (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee =)
    menina, teve um tempo que segurei esse livro na biblioteca, mas no fim acabei trazendo outro. Agora lendo a resenha, deu vontade de está lendo. amei os 7 mandamentos rsrsrs
    quero ler.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  16. Oi Caline!
    O livro apareceu aqui na minha estante há pouco tempo e confesso que estava meio receosa a lê-lo.
    Mas com certeza darei uma chance.
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. oie!
    Quero muito ler algum livro desse autor! *-*
    Ain, a narrativa me deixou curiosa!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.