Se Eu Ficar - Gayle Forman (If I Stay #1)

Título Original: If I Saty
Autor (a): Gayle Forman
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 
224

Série: If I Stay #1
Editora: Novo Conceito
Classificação: 
Livro Cedido em Parceria com a editora Novo Conceito


Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

Se Eu Ficar da autora Gayle Forman não é uma publicação inédita no Brasil. A primeira edição foi lançada em 2009 e não teve muita visibilidade. Cheguei a ver alguns comentários e posts sobre o livro, mas nada muito grande, além disso era muito difícil encontrá-lo a venda. Quando foram publicados os primeiros teasers sobre a adaptação para o cinema e a Novo Conceito anunciou que republicaria o livro, comecei a ficar empolgada. Os teasers não revelavam muita coisa e decidi não ler a sinopse ou qualquer resenha sobre o livro e apesar de ter uma certa noção do que se tratava consegui começar a leitura sabendo o mínimo possível.

Se Eu Ficar tem uma história trágica, que consegue mexer com nossas emoções nos fazendo repensar sobre vários momentos de nossa vida e as escolhas que fazemos. Uma escolha, é isso que Mia precisava fazer. Ela precisava escolher entre partir ou ficar e durante toda leitura senti que ela estava mais inclinada a desistir de tudo. 

Mia nos apresenta sua história através de flahsbacks. Conhecemos sua família, seu namorado, seus amigos e sua paixão pela música. Eram momentos doces, bonitos, mas com um toque de tristeza, primeiro porque nós sabíamos que algumas pessoas presentes naquelas lembranças não fariam parte de novos momentos e depois porque era como se Mia estivesse revivendo aqueles momentos pela última vez, como uma despedida.

Apesar de ter uma história poderosa, faltou algo para que o livro conseguisse se tornar marcante e inesquecível. Os dois pontos fortes do livro deveriam ser o drama e o romance, mas sinceramente nenhum dos dois funcionou muito bem comigo. Confesso que no início, logo após o acidente, senti um aperto no peito e meus olhos ficaram marejados, mas não passou disso. Acho que o livro foi pequeno demais para a quantidade de situações que poderiam ter sido exploradas e não foram. 

Com relação ao romance, Adam e Mia não tinham um relacionamento florido e perfeito. Eles estavam apaixonados e tinham um amor em comum, a música, entretanto o que os unia era também o que poderia separá-los já que a música levaria os dois para caminhos diferentes. Foi nos flashbacks sobre o namoro dos dois que surgiu a minha antipatia por Mia. Ela era tão sem graça e tão focada na música (clássica, especificamente) que todo o resto parecia não ter importância para ela. 

Enquanto Adam estava sempre tentando agradá-la, levando-a para concertos e tudo mais, ela não fazia o mínimo esforço para retribuir, ir aos shows da banda dele e parecia querer deixar claro que a única coisa importante para ela era seu violoncelo e a música clássica. Acredito que a intenção da autora era mostrar um relacionamento real, com problemas e situações que precisavam ser contornadas, mas foram os motivos das discussões e a forma de agir de Mia, que me incomodaram e muito.

Por favor, não me vejam como uma pessoa sem coração. É claro que todo o drama vivido por Mia me atingiu em cheio. Ao mesmo tempo que suas atitudes com relação a Adam me irritavam, fiquei tocada pelo drama que ela estava vivendo e por ser tão forte quando poderia ter desistido logo no início.

Se Eu Ficar é um romance comovente que nos mostra que a vida pode mudar em um instante, que algumas decisões podem ter grandes repercussões, que o caminho que trilhamos nos obriga a fazer escolhas e que não há como fugir delas. É importante viver cada dia ao máximo, amar sua família e agradecer todos os dias pelo que você tem e pela vida das pessoas que você ama.

O livro terá uma sequência, Para Onde Ela Foi, e será narrado pelo ponto de vista de Adam. Estou bem curiosa para saber como será a abordagem da história, principalmente porque o final de Se Eu Ficar me fez acreditar que faltavam páginas no meu livro.

10 comentários:

  1. Logo que o livro saiu eu fiquei com muita vontade de lê-lo, mas depois que assisti o trailer do filme minha empolgação diminuiu. Mesmo assim irei lê-lo algum dia, a história parece ser bem emocionante. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Caline =)

    O livro tem uma história bonita, mas achei as relações entre os personagens muito superficiais o que fez com que eu não conseguisse me envolver com a história do jeito que eu gostaria.
    Acho que assim como você eu peguei birra da Mia rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Oi Caline! Eu também senti falta de algo mais no quesito drama e romance, não me emocionei, nenhuma lágrima, e achei meso que meu coração era de pedra, mas lendo as resenhas que têm saído, vi que a maioria achou mo mesmo, assim como você.
    Espero que o segundo seja mais intenso.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Caline, tudo bem?

    To super curiosa para ler esse livro e vejo um monte de resenhas *-*. Já comprei o meu e mal posso esperar para ler. Quero ler antes de ir ao cinema. Sinceramente não imagino como esse livro poderia ter uma continuação mas... é lendo para ver

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Caline, tudo bem?

    Eu entendo seu ponto de vista, o livro deixa passar algo crucial para emocionar completamente o leitor. Entretanto eu gostei disso, gostei dessa leveza da história e por ela focar mais na Mia do que no drama que ela vive.
    Já o romance eu gostei tanto, rsrs, sei lá, achei fofo como eles brigam e se amam da forma deles.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  6. Heey!

    Finalmente! Alguém que não ficou completamente encantada pelo livro também. TODO mundo falou tanto nele que senti uma baita decepção. Tipo, ele não é ruim, mas não chegou aos pés do que eu esperava. O drama e o romance não funcionaram comigo também. Tenho a impressão que vou gostar mais do filme do que do livro, algo que nunca me aconteceu antes.

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Caline!
    Gostei muito da resenha, inclusive por você ter citado os pontos negativos.
    Estou muuuito ansiosa pelo filme, mas o livro vai ficar pro futuro. Tenho outras leituras prioritárias no momento. >.<
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu já ouvi falar muito bem desse livro, quero muito lê-lo! Eu acho que o enredo do livro deve ser muito bom.
    Eu adorei sua resenha e gostei muito do seu blog. Já estou seguindo para poder acompanhar o blog rsrs.
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Justamente o que achei.
    É como se a gente esperasse algo a mais acontecer e essa tal coisa jamais acontece. Por isso digo que é um livro beeemmm reflexivo. A ideia dele talvez não fosse se comportar como um romance, de fato, mas como um instigador filosófico para quem lê. Foi isso o que senti com a leitura. Mas confesso que estou curiosa pela continuação.

    bjus
    terradecaarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá =)

    Olha, tenho visto muitas pessoas falando as mesmas coisas que você... então fique tranquilha, você não é sem coração kkk. Acho que o principal problema do livro, pelo jeito, é que faltou certa profundidade. Pretendo ler ele em breve, mas antes quero ver o filme, que pelo que percebi é bem melhor que o livro.

    Ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.